Parnaíba é uma cidade moderna, com grande vocação para o turismo, por estar estrategicamente situada na porta de entrada do único Delta das Américas em mar aberto – O DELTA DO RIO PARNAÍBA, um labirinto de setenta e três ilhas e ilhotas que abrigam um dos mais complexos ecossistemas do planeta. São centenas de igarapés por entre os manguezais com uma fauna rica em crustáceos, pássaros e répteis. A base da economia das populações ribeirinhas está na extração do caranguejo, um crustáceo rico em vitaminas e muito apreciado em toda a região. Parnaíba é o maior exportador deste produto no Brasil, principalmente para as capitais do Nordeste.
Mas Parnaíba não é só o Delta que lhe dá o nome, Parnaíba também é a Lagoa do Portinho considerada pelos maiores velejadores do Brasil como um dos melhores lugares para a prática de WINDSURF no País. Lá, se realiza uma etapa do Campeonato Brasileiro de Windsurf na modalidade Slalom. Parnaíba também é a Praia da Pedra do Sal, uma pequena aldeia de pescadores que cresceu em torno de um enorme rochedo de origem vulcânica, que avança sobre o mar.
As ruas da cidade são largas e arborizadas, seu clima quente é amenizado pela brisa que sopra o ano inteiro. Alguns casarões coloniais do século XVIII são monumentos graciosos da época áurea da antiga Vila de São João da Parnaíba.O casarão de maior valor histórico é conhecido como Casa Grande da Parnaíba e pertenceu ao fundador da cidade, Simplício Dias. Outra construção que merece destaque é a CASA INGLESA, pertencente à família CLARK que teve papel importante no desenvolvimento da região.
A Catedral de Nossa Senhora das Graças, situada na simpática praça do mesmo nome, foi mandada construir por Simplício Dias da Silva, originalmente em estilo barroco, no ano de 1770. Após reforma feita em 1936, perdeu parte de suas características. Ainda na Praça da Graça está situada a Igreja do Rosário – conhecida como Igreja dos Pretos – também do século XVIII, construída para que os escravos fizessem os seus cultos sem adentrar à Igreja principal.
Parnaíba é uma cidade com um povo hospitaleiro, de gente jovem e bonita que tem na Beira Rio e nos vários bares da Avenida São Sebastião os pontos de encontro da juventude local. O conjunto histórico do Porto das barcas é uma excelente opção para se conhecer a história da cidade, lá estão situadas as lojinhas de artesanato, bares e restaurantes onde você poderá provar dos sabores da culinária regional ou simplesmente tomar o delicioso sorvete do ARAÚJO.
No final de tarde é o lugar ideal para se contemplar o magnífico espetáculo do por do sol.